Viajo com minha esposa por muitos anos. Em todo esse tempo, podemos conhecer 36 países até o momento, sempre com viagens baratas seguindo estes passos simples. Mas, muitos nos perguntam qual o segredo de uma viagem mais em conta. Então decidimos fazer uma lista com as principais dicas para se conhecer um local além do óbvio e se aprofundar um pouco na cultura.
O planejamento de uma viagem leva cerca de 4 meses, uma planilha Excel hora a hora, com todos os mapas, sites, preços, links das passagens/vouchers comprados, etc. Tudo em verde esta ok, em amarelo deve ser comprado no local ou requer maior atenção, e em vermelho foi cancelado. Vamos às dicas:
Dica 1 viagens baratas – A rota
Crie uma rota que gostaríamos de conhecer em um determinado local. Por exemplo, se quisermos conhecer a Noruega, então passamos a investigar o país na internet até descobrirmos o que queremos fazer por lá.
Pra conhecer a cultura, procure ficar longe dos grandes centros (o interior do país é excelente pra isso).
O produto dessa etapa é um roteiro usando o Google Maps, por exemplo, ou o My Maps.
Seria bom se sua rota for um círculo, mas também pode ser uma linha aberta.
Coloque na sua planilha, linha após linha, de onde sai e pra onde vai, que horas sai e que horas chega. Mas tenha em mente que os tempos apresentados pelo Google Maps são na velocidade da via, o que é quase impossível em estradas secundarias, ou estradas de montanha, etc. então deixe uma margem de pelo menos 30% a mais.
Crie duas colunas: o “tempo google” e o “meu tempo”. Verifique na internet o horário do pôr-do-sol em cada cidade onde você estará no final do dia e conclua seu dia antes deste horário, pois você não vai querer dirigir em estradas desconhecidas sem a luz do dia.
Veja um exemplo real de planilha de roteiro, simples e eficaz. Usaremos esta planilha quando formos para Marrocos, daqui a 3 meses:
Eu particularmente uso GTime como “Tempo Google” e “LTime” como “Tempo Lidia”, minha esposa que vai dirigir cuidadosamente pelas montanhas da Cordilheira do Atlas em Marrocos.
Dica 2 viagens baratas – Duração da Viagem
Tempo de Viagem: Uma semana é uma boa duração, pois se você se retirar do trabalho por 5 dias úteis, você terá 9 dias para viajar: do sábado até o domingo da semana seguinte.
Mas já lhe adianto que, para a maioria das viagens, você poderá ir sábado e voltar no sábado seguinte, e terá o domingo pra descansar antes de voltar ao trabalho, pois viagem descansa a mente e cansa o corpo.
Além disso, as passagens aéreas são mais baratas no sábado do que na sexta. E como se não bastasse, você vai economizar duas diárias de hotel (veja o item 4).
Dica 3 – Como comprar passagem aérea barata
Passagens Aéreas: Passamos então a monitorar as passagens aéreas no Google Flights todo o tempo, e assim que o preço cai a 30% do valor comum, nós compramos.
Geralmente o preço não fica nesse patamar nem uma hora sequer, então compramos mesmo que estejamos em uma viagem. Monitore mais de um destino, por exemplo, se quiser ir pra Málaga, monitore também Alicante, ou se quiser ir pra Toulouse, monitore também Rodez.
Se sua rota não for um circulo, monitore as duas extremidades, sendo possível o início em ambas e também sendo possível o retorno em ambas. Compre um voo que chegue de manhazinha e volte num voo de noite, você economizará 2 hotéis.
Dica 4 – Como economizar em Hotéis
Hotéis: Após compradas as passagens, com as rotas do Maps em mãos, monitoramos os hotéis diariamente. Quando o preço cai, reservamos na mesma hora. Tem que ter cancelamento gratuito e estacionamento (pois sempre estamos com carro alugado).
Na maioria das vezes o hotel serve só pra dormir, então não nos importamos muito com a qualidade do hotel (conforto temos em casa). Nem o café da manha é essencial, pois as vezes compramos nos supermercados ou em padarias/lanchonetes próximos, baixando o custo de um café da manha em até 70%.
Monitore no celular e no computador, pois muitas vezes o preço do mesmo hotel no mesmo dia varia dependendo do aparelho que você está usando.
Continue monitorando o preço dos hotéis próximos aos hotéis que você reservou mesmo depois de reservados ate a data do cancelamento gratuito, pois eles vão vender mais barato se estiver sobrando quarto (melhor vender por metade do preço do que deixar o quarto vazio).
É comum mudarmos os planos de hotéis antes da data de cancelamento.
Dica 5 – Como alugar um carro barato
Carro: Pesquisa por locadoras locais usando o Google do país e se possível também uma VPN no país de destino.
A ideia aqui é encontrar locadoras domesticas que podem ser mais baratas que as locadoras internacionais (SIXT, Europcar, Álamo, etc).
Por exemplo a GoldCar na Espanha, que custa 30% da Europcar, ou 20% da Sixt. Todo país tem suas locadoras que o povo comum usa.
Veja as reviews, e se tiver muito problema, faça o seguro completo, aquele que não importa se você vai devolver o carro com uns risquinhos a mais. Mesmo incluindo o valor do seguro completo, o preço das locadoras locais pode ser mais barato do que o preço das locadoras internacionais.
Sem seguro? Tire foto de todo o carro antes de sair do estacionamento do aeroporto/locadora, use uma câmera de alta resolução pra ver os riscos nas fotos, sempre com o fundo atras mostrando que o carro ainda está no local de retirada.
Coloque data/hora automática nestas fotos, você pode precisar provar que um risco já estava lá, ou pagar 900 euros de seguro. Se sua rota não for um circulo, monitore a locação e a devolução do carro em cidades diferentes.
Leia nosso artigos relacionados: Não cometa estes 17 erros na locação de um carro, 17 Super dicas para economizar no aluguel de carro
Dica 6 – Cuidado com os pedágios
Pedágios: Muitos países não tem uma cabine de pedágio, então vão mandar a conta do pedágio pro dono do carro a pagar ate 24 hs depois da passagem por um local qualquer.
Consulte o equivalente ao DER do país e veja se isso existe naquele pais. Se houver, veja se vai passar por um ponto desse e pague antes de passar na internet (no site do DER do pais). Se deixar a locadora receber, eles podem triplicar esse valor.
Dica 7 viagens baratas – Onde comer
Comida: Procuramos comer onde os moradores comem, não os turistas. Vá no google do pais que você vai usando uma VPN daquele pais, pesquise na língua deles e veja no Maps o review dos moradores (use um plugin do Google Tradutor Chrome). Adicione então estes locais pra comer em seus mapas na planilha.
Dica 8 – Economizando com combustível
Combustível: Faça o mesmo que a comida. Pesquise os postos mais baratos do google do país com uma VPN. Na maioria das viagens rodamos mais de 1000 Km, então o combustível faz diferença.
Os postos onde abastecer também vão pra planilha. Leve em conta que grandes distâncias podem merecer um carro hibrido a diesel (1100 Km por tanque), mas também pesquise se os postos no seu roteiro tem diesel.
Dica 9 – Cuidado quando atravessar fronteiras
Pedágios/Permissão pra entrar/sair do país com carro de outro país: Não veja na locadora, pois é mais caro. Consulte da mesma forma: google do país + VPN. Por exemplo, vamos pegar um carro na França, passar pela Itália e depois entrar na Suíça.
Após pesquisa, sabemos que na Suíça tem um selo que tem que colar no carro. Na locadora custa entre 100-120 francos suíços, em postos de gasolina do lado francês ou italiano custa um terço disso: 40 francos suíços. Coloque este posto de compra de selo suíço na sua planilha.
Dica 10 viagens baratas – Evite grupos de viagem
Viagem em grupo: nunca. Grupos te atrasam, tem o “dia da chegada” e o “dia da saída”. Os restaurantes sempre serão onde o guia ganha sua porcentagem, bem como as lojas de souvenirs.
Dica 11 viagens baratas – Use audio guia
Guias: nunca os contrate, pois são caros. Use o app pocket guide ou um app semelhante.
Trilhas? o mesmo, não contrate guias, use o site AllTrails ou, quando não tem, baixe o arquivo GPX (geralmente em sites de trilhas do pais) e use um app como o GPX Viewer. Quando tudo falhar, tenha uma bussola no bolso, pois ela funcionara até o paralelo 81.
Dica 12 viagens baratas – Carro, trem, avião ou ônibus
Grandes distâncias dentro do país: não vá de carro, devolva seu carro em um aeroporto e use preferencialmente o avião doméstico, pois o trem vai te atrasar. Fizemos isso em Israel entre Eilat e Tel’Aviv. Nesse caso você dividira sua viagem em duas.
Leia nosso artigo completo sobre Eurotrip – trem, avião, ônibus ou carro.
Claro que passamos por um monte de locais turísticos, temos milhares de fotos deles, mas não dormimos perto de turistas, nem comemos onde eles comem, ou seriamos esfolados.
Por exemplo, em Copenhagen, dormimos em Ballerup, a 30 min da capital, que de carro é nada. Em Estocolmo, almoçamos no bandejão da empresa Ikea (pois é, as empresas as vezes deixam os moradores comer lá, procure nos reviews das cidades nos mais diversos sites).
No final, a planilha terá o valor bem próximo que será gasto. A viagem fica mais barata. Algumas vezes tivemos problemas, como avalanches que nos impediram de chegar ao hotel. Ligamos e conseguimos reagendar. O gerente sabe da avalanche (Pirineus franceses), você fala onde está naquele momento e as coisas se resolvem na conversa. Neste caso tivemos um custo de um hotel extra, mas também reservado pela internet e chegamos no hotel 10 min depois.
Utilize nossos serviços de compra de passagens aéreas, reserva de hotéis e aluguel de carros, pois são “buscadores de buscadores”, e podem lhe proporcionar um preço realmente mais baixo. Além disso, pra uma viagem de carro, não deixe de ter uma dashcam para gravar todo o seu percurso e não perder nem um segundo de vídeo.
Meu abraço
Sergio Stateri Jr