10 razões porque viajar pela Europa de Trem

Uma das formas mais divertidas de viajar pela Europa é de trem. Mas realmente vale a pena?

Quais as vantagens de viajar de trem?

1 – Observar a paisagem

Uma das vantagens obvias é apreciar a paisagem. Você consegue desfrutar de cada momento. Se você vai de carro precisa dirigir, se você vai de avião a paisagem fica perdida.

2 – Economizar em Hotéis

Isso mesmo, você pode comprar passagens para viajar a noite e economiza no valor do hotel, você não apenas economiza dinheiro, mas tempo de viagem, pois quando acordar já estará em um novo destino.

3 – Economizar no despacho de malas

Na Europa existem várias companhias aéreas de baixo custo (Low cost) isso é excelente para fazer viagens curtas onde você não precisa levar muita bagagem. Entretanto algumas companhias encolheram tanto a bagagem de mão que você pode levar apenas um item bem pequeno de apenas 40 cm x 20 cm x 25 cm.

Para quem vem de longe isso se torna impossível, ai você precisa acrescentar a bagagem, se for uma bagagem pequena de cabine você vai gastar cerca de R$ 60,00 por trecho, se for uma bagagem despachada os valores são maiores.

O trem não tem isso, você leva sua grande bagagem que veio do Brasil e não paga nada mais por isso.

4 – Refeições a bordo

Vários trens têm um vagão restaurante onde você pode apreciar a paisagem e fazer suas refeições. Alguns assentos inclusive tem mesas que você pode usar para suas refeições ou para colocar seu notebook para confortavelmente assistir algum vídeo ou algo assim, se você cansou de apreciar a paisagem em uma viagem longa.

5 – Wifi e Entretenimento a bordo gratuito

Várias companhias de trem oferecem Wifi gratuito e ainda entretenimento a bordo, claro que isso você pode encontrar em aviões, mas usualmente são os que tem passagens mais caras, as companhias de Low cost não irão de oferecer esse serviço, mas em alguns raríssimos casos que existe essa possibilidade se você está na classe econômica você irá ter que desembolsar no mínimo uns R$ 20,00.

6 – Tempos de embarque e desembarque

Aqui é uma grande vantagem em relação ao avião. Dependendo do aeroporto apenas 2 horas de antecedência não é suficiente para o embarque. Você precisa chegar bem antes para passar pelo detector de metais, pela imigração, que muitas vezes tem filas longas.

Os trens isso ocorre de forma bem mais rápida, você não precisa chegar com tanta antecedência, em especial pelo fato de que sua bagagem está com você e não precisa ser despachada.

No desembarque a mesma coisa, além da bagagem estar com você, não é necessário aguardar o taxiamento, o avião se posicionar no finger ou colocarem as escadas. O trem pára e você simplesmente desce.

7 – Localizações das estações

Usualmente as estações estão muito bem localizadas em regiões centrais sem a necessidade de transfer entre a estação e o centro da cidade do seu destino. Diferentemente, os aeroportos usualmente são distantes do seu destino. Um fator importante que faz você economizar tempo e dinheiro.

Além de tudo, muitas estações são uma atração turística a parte e você já chega visitando. Eu não fui ainda a nenhum aeroporto que seja uma atração turística. Vamos fazer um tour pelo Aeroporto de Guarulhos. Hehehe. Nunca vi coisa similar.

8 – Economia de tempo de deslocamento

Como já disse anteriormente você tem vários ganhos de tempo quando você compara o avião ao trem. Menor tempo de espera, menor tempo de deslocamento entre o lugar que você chega e seu destino final, isso vale também para o deslocamento entre o lugar que você estava e a estação.

Esses tempos somados podem acrescentar horas perdidas ou ganhas, o que faz com que você tenha mais tempo livre no seu destino.

Além desses tempos, se você utilizar os trens rápidos você pode economizar tempo. Um exemplo simples:

Se você for de Londres para Manchester de trem você irá do centro de Londres para o centro de Manchester em duas horas. Se você chegar com uma hora de antecedência (pois você é muito prudente) você gastou três horas. Dessas duas horas podem ser consideradas uma atividade, pois você irá ver a bela paisagem na Inglaterra até chegar seu destino.

Se você for de Londres para Manchester de avião, para saída do centro de Londres para o centro de Manchester você terá que pegar um trem ou outro tipo de translado além do avião. Ufa, tudo isso junto você irá dispender umas 4 horas, mais duas horas de antecedência no embarque para despachar suas malas e passar pela imigração, você efetivamente gasta 6 horas.

Trecho entre o Centro de Londres e o Aeroporto LHR

Trecho entre o Aeroporto de Manchester e o Centro de Manchester

Nós temos então:

  • Trem: três horas dispendidas das quais consideramos duas horas de atividade, pois viajar de trem é uma atividade e não apenas um deslocamento.
  • Avião: seis horas dispendidas e nenhuma dessas horas eu diria empolgantes.

9 – Economia de dinheiro

No exemplo anterior se você for de Londres para Manchester de trem você irá gastar hoje por cerca de £ 48,00.

Se você for de avião você irá gastar, além da bagagem adicional, apenas de tíquete de transporte:

  • Trem do centro de Londres até o Aeroporto £ 22,00
  • Avião £ 60,00 sem bagagem
  • Trem do Aeroporto para o Centro de Manchester cerca de £ 5,00

Está aí uma boa economia!

10 – Outras pequenas vantagens

Se você estiver cansado ou cansada de ficar sentado, você pode caminhar pelo trem, esticar suas pernas.

Você pode ter um bom papo em família ou com seu parceiro ou parceira, isso inclui jogos como cartas, tabuleiro, etc.

Encontre suas passagens de trem:

Um forte abraço e lembre-se:

Deseje. Experimente. Desvende um mundo incrível de diferenças.

10 razoes porque

Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5e ganhe 5% de desconto!!!

Banner Lembrete

Esqueceu algo?

Voos

Você pode encontrar as passagens mais baratas da internet, e claro escolhe onde quiser comprar, onde você confia, confira.

Hospedagem

Já escolheu onde ficar?

Quer pagar realmente barato no seu hotel, compare! Quer buscar mais opções baratas, use o Hotellook que busca também no booking, confira.


CHIP internacional

Viaje com internet garantida. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular Viaje Conectado.


Aluguel de Carro

Alugue um carro na Rentcars, uma empresa que você paga em reais e economiza 6,38% de IOF nas reservas internacionais, feitas no Brasil, e ainda pode pagar em 12 parcelas no seu cartão.

Outra opção é a RentalCars, bastante conhecida e com excelentes preços, e além dela eu uso também a Discovery Car Hire que você também pode comparar os preços. Confira as três para garantir a melhor tarifa.


Trem

Uma forma bem interessante de andar pela Europa é o trem. Destinos incríveis, paisagens fantásticas. Veja nosso post “10 razões porque viajar de trem pela Europa“.


Atrações

Você pode conferir as atividades em 3 sites incríveis, cada um com suas virtudes, tudo depende do seu destino, confira.


icone email
Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *