Alugar um carro é maravilhoso, te dá liberdade de ir e vir, de mudar seu roteiro, de ficar mais tempo em um lugar incrível, de incluir paradas adicionais em lugares paradisíacos, de fazer compras em supermercados, mas se você cometer algum destes 17 erros isso pode custar caro. Veja se você não anda cometendo algum desses 17 erros.
Sou uma viajante inveterada, e alugo carro em todos os lugares do mundo ao qual viajamos e já pagamos caro por alguns deslizes e vamos passá-lo a você agora. Em outro artigo eu falo de 17 dicas top para você economizar, neste vou te apresentar 17 erros que algum dia muitos já caíram, e quero evitar que ocorra o mesmo com você!
Erro #1 – Ignorar os danos preexistentes no carro alugado
Exceto se você contratar o seguro completo, com cobertura de pneus, vidros etc. etc. você pode apenas pegar a chave do carro e sair para a sua jornada, caso contrário tenha muito cuidado. Uma simples inspeção pode fazer você economizar muito.
Já tive problemas sérios com isso mas felizmente não precisei pagar nem um centavo (claro que isso também depende da locadora, usualmente você irá saber se a locadora é de má fé quando lê as avaliações).
Então a dica é fazer como nós, olhe toda a parte externa e verifique danos pre-existentes, mesmo que você não veja nada eu recomendo você a tirar fotos do carro, dos pneus e dos vidros. Se encontrar qualquer discordância com a marcação da locadora não saia com o veículo até o dano ser marcado no relatório. São apenas 5 minutos de sua jornada que pode te trazer tranquilidade para toda a viagem.
E ainda, se você entregar o carro sem alguém para recebê-lo na hora e fazer a inspeção, tire fotos novamente para mostrar que você está entregando o carro nas mesmas condições.
Erro #2 – Comprar o seguro completo – desnecessário
Se você comparar os preços de um veículo alugado com o seguro básico e o seguro completo você verá que o preço dobra, às vezes triplica.
Se você for cuidadoso ou cuidadosa, assim como eu, jamais precisará usar o seguro. Claro que para isso você terá que pagar a locação com um cartão de crédito que tenha essa cobertura gratuita (verifique antes que tipo de cobertura o seu cartão possui, pois cada bandeira de cartão tem coberturas e benefícios diferenciados).
MAS ATENÇÃO, recentemente meu cartão mudou a cobertura e quase fiquei na mão, então verifique antes se realmente seu cartão cobre os dados, caso contrário a economia pode sair caro!!!!
Mas veja, que se optar por não comprar o seguro completo você terá que deixar uma caução, um valor que ficará bloqueado no seu cartão de crédito, e se o carro sofrer um dano você terá que pagá-lo até o limite do seu contrato (normalmente maior do que a caução inicial) e pedir o ressarcimento para seu cartão de crédito.
Outra opção, se você não quer correr risco nenhum, é contratar o seguro nos sites de comparação de aluguel de carro, pois são efetivamente mais baratos para o mesmo tipo de cobertura, verifique aqui nos sites de comparação: – Discover Car Hire, Rentalcars, RentCars, e Economy Bookings
Não ceda a tentação de comprar nenhum adicional quando chegar ao balção da locadora, eles sempre tentarão te convencer de algo extra – seguro de pneus, seguro de vidro, upgrade de categoria etc. Eles irão te falar o preço por dia, se você não fizer as contas vai achar que está pagando pouco, mas na verdade estará pagando muito.
Erro #3 – Não reabastecer o carro antes de devolver
Você usualmente abastece seu carro, qual o problema de passar em um posto antes de entregar o veículo? Essa comodidade de entregar o carro sem reabastecer pode custar muito caro.
Uma dica é você colocar na sua agenda para não esquecer. Já teve dias que eu quase me peguei esquecendo de abastecer o carro, por puro descuido.
Algumas empresas além de cobrar caríssimo o litro do combustível cobram uma taxa adicional. Outras empresas cobram o tanque inteiro não apenas o que falta para encher o tanque.
Uma dica essencial é verificar um posto próximo ao sair do Aeroporto, ou perguntar no balcão da locadora o posto mais próximo (eu aprendi a fazer isso depois que tivemos que rodar uns bons quilômetros para encontrar um posto perto do aeroporto, eu achava que todo aeroporto tinha um posto próximo, e percebi que isso não é verdade).
Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5 e ganhe 5% de desconto!!!
Erro #4 – Pagar por um GPS
É inevitável quando você chega para pegar o carro no balcão da locadora sempre irão te oferecer serviços adicionais, o GPS é um item que eles irão te oferecer, mesmo se o carro já tiver GPS. Várias vezes eu neguei esse item e o carro já vinha com GPS de fábrica.
E veja que o valor do GPS é por dia de locação, algumas empresas te cobram até 15 euros ou 75 reais por dia pelo GPS. Já tive iempresas empurrando o GPS no balção, eu recusei claro, e me entregaram um carro com GPS. Eu só ri porque não paguei por ele.
Eu particularmente levo o meu GPS, além claro de ter o Google Maps já com o mapa da região no meu celular, e também o Waze. O GPS já me salvou em diversas situações, então ele é meu companheiro de viagem. Eu costumo colocar os locais do meu roteiro e os hotéis gravados no GPS para facilitar. O meu GPS é garmin eu eu super recomendo, mas atenção para os mapas que ele contém na hora de comprar, a adição de novos mapas é bem cara.
Meu marido até me diz que eu pareço uma velhinha usando o GPS de um lado e o celular de outro. Mas te garanto que meu Garmin já me salvou a pele várias vezes, pois ele tem a indicação de trânsito diretamente do governo, e já peguei estradas que tive que desviar em função de acidente, e o Google Maps e Waze ainda não tinham a informação.
Erro #5 – Pagar a taxa de retirada em Aeroporto
Você deve evitar alugar o carro diretamente no Aeroporto para deixar de pagar a taxa aeroporto.
Essa taxa ou tarifa é obrigatória em alguns aeroportos. A locadora recolhe o valor e repassa para o Aeroporto.Tudo depende do local da loja que você pega o carro.
Algumas locadoras tem transfer no Aeroporto gratuito e são isentas dessas taxas.
Essas taxas normalmente não são mostradas para você na hora de alugar o carro. Fique de olho! Veja se o preço final que você está vendo inclui essa taxa. Só assim você terá certeza que realmente está pagando mais barato para alugar o carro.
Erro #6 – Não retirar o veículo no horário de abertura da locadora
Você deve evitar retirar o veículo fora do horário da locadora. Quando for pesquisar voos veja se existe a possibilidade de pegar um voo um pouco mais caro e pegar o carro quando a locadora estiver aberta, ou veja a possibilidade de ficar em um hotel ao lado do Aeroporto e pegar o carro no dia seguinte. Nesse caso você pode economizar uma diária na locação. e ainda a taxa de fora de horário.
Já houve situaçṍes em que meu voo chegou tarde e eu fiquei em um hotel para pegar o carro no dia seguinte. Outras situações era mais barato pagar o seguro e ser isento da taxa de escritório fora de horário. E claro, agendar um voo que chegue no horario em que o escritório da locadora esteja aberto também é uma opção, se a diferença do valor da passagem compensar.
Agora, fique atento também para a entrega, algumas locadoras cobram pela entrega fora do horário outras não, veja com cuidado a locadora específica que você vai alugar.
Se você realmente precisar retirar ou entregar o veículo fora do horário, encontre o valor das taxas para comparar os valores finais (preço do aluguel + taxas de fora do horário) e identificar a melhor opção para você.
Erro #7 – Não entregar o carro no mesmo local
Se o seu objetivo é economizar pegue e entregue o carro no mesmo local e deixe de pagar a taxa de devolução. Claro que depende do custo da passagem aérea. Você precisa ver o que realmente vale a pena.
As vezes eu opto por pagar essa taxa que fica mais barato do que retornar, tanto pelo tempo quanto pelo custo, principalmente em viagens road trip que faço em um sentido apenas.
A taxa para entregar o carro em outro local também é conhecida como “intercidade” e varia muito de locadora para locadora, de local e da época do ano. Algumas locadoras possuem taxas altíssimas, outras têm taxas mais baixas.
A dica é prestar atenção à estas taxas que muitas vezes não são tão explícitas nos sites de busca, pois depende muito da informação da locadora.
Sempre compare os valores finais (preço do aluguel + taxa de entrega em outra localidade) e assim escolha a melhor opção para as suas necessidades.
Erro #8 – Não verificar se houve redução de tarifa
Algumas vezes as tarifas das locações caem drasticamente.
Você deve sempre verificar, perto de sua viagem, se houve alguma redução de tarifa. Se você já fez a reserva e já pagou a locação para obter o melhor preço você deve solicitar a garantia de menor preço. Se você contratou nas plataformas de busca RentCars ou Rentalcars, elas te garantem o melhor preço.
Você deve requerer para a plataforma que você contratou a devolução do seu dinheiro.
Veja o que a Rentalcars diz no seu site “Nos diga quem, o que, onde e quando. Informe quanto eles estão cobrando e nós ofereceremos um preço inferior.”
Veja o que a RentCars diz no seu site “Se você já fez uma reserva com a Rentcars.com e depois achou uma tarifa menor em outra plataforma de reservas on-line, nas mesmas condições e locadora, nós reembolsamos a diferença.’
Portanto, não pague mais pelo mesmo veículo. Fique de olho!
Erro #9 – Não olhar a avaliação da locadora
Infelizmente encontramos nesse serviço de aluguel de carros agências que usam de má fé, fornecem um preço extremamente baixo, mas, tentam cobrar por defeitos preexistentes no carro.
Note, que a maioria das plataformas de busca de preços possuem a avaliação das locadoras feitas pelos seus usuários. Veja com cuidado a nota e os comentários. Busque informações adicionais em sites como o Trustpilot, além das avaliações do Google.
Um exemplo que já falei no blog foi uma locadora na qual pegamos o carro com alguns arranhões na pintura, fizemos a checagem junto com o atendente e comentamos o problema quando pegamos as chaves, foi marcado um x sobre o ponto do carro com o arranhão na pintura. Ao retornar o veículo eles disseram que não era preexistente e queriam ficar com o valor da caução, eu então mostrei o x sobre o arranhão no contrato. Eles me disseram que o padrão deles era colocar um x onde estivesse tudo bem, indicando que foi checado.
Eu fiquei muito brava, e como disse, subi nas tamancas, e pedi a eles que me mostrassem o contrato anterior de aluguel que com certeza teria a mesma anotação. Eles desconversaram e passaram um polidor no veículo e a pintura foi restaurada.
Felizmente eu tinha tempo para esperar a agitada discussão, pois cheguei com antecedência no aeroporto. Poderia ser diferente se eu não tivesse tempo.
Lição aprendida – Ler atentamente as avaliações de outros usuários. Se eu tivesse me atentado a esse “detalhe’ não teria passado perrengue. Além disso, como eu já disse faça uma checagem e tire fotos, muitas fotos, para seu registro.
Erro #10 – Não contratar cancelamento grátis
A diferença de preço do cancelamento grátis, se a reserva for feita com antecedência, costuma ser bem pequena, algumas locadoras nem oferecem outro tipo de locação.
O cancelamento grátis tem dois objetivos, você cancela a locação do veículo pois mudou de planos ou a tarifa teve uma redução grande e você ainda não pagou pela locação. Nesse caso não vale o reembolso do valor pago a maior.
Um exemplo que vivi foi quando houve as enchentes em Veneza em 2019, o preço de tudo despencou, as pessoas cancelaram voos, hotéis e carros. No meu caso eu não iria cancelar a viagem pois estávamos indo para os Alpes Italianos.
Então refiz a pesquisa e vi que o melhor era cancelar a locação e refazê-la pagando a metade do preço no mesmo carro.
Esse é um dos benefícios do cancelamento grátis, além é claro da flexibilidade.
Erro #11 – Não procurar os preços em mais de uma plataforma
Você deve fazer a busca em várias plataformas. Sempre que eu alugo um carro encontro diferentes preços em todas as plataforma. Não existe uma plataforma específica que eu diga – “Ahh, essa eu tenho certeza do mellhor preço” . Posso até dizer para você onde usualmente eu encontro o melhor preço, mas isso não tem valor, pois cada busca é uma busca, as ofertas mudam de lugar.
Eu costumo utilizar 4 plataformas diferentes. Mas atenção, entenda os mecanismos de comparação de preços antes de fechar seu aluguel, leia todo o artigo para garantir que você vai comparar o mesmo serviço.
As quatro plataformas fantásticas que eu uso e recomendo são – RentCars, Rentalcars, Discover Car Hire e Economy Bookings.
Recomendo que você leia nosso artigo – 4 TOP Plataformas para comparar preços de aluguel de carros para entender melhor cada uma das plataformas.
Erro #12 – Não procurar o veículo no celular e no computador
A primeira vista não parece um erro mas é! As empresas fazem uma distinção de preços entre as ofertas por computador e as ofertas por celular.
Eu já economizei 10% em um aluguel de um carro que fiz no celular ao invés do computador, tudo exatamente igual, o lugar, as datas, a empresa, o seguro. Só mudou onde eu fiz a pesquisa. Tive uma tarifa especial de mobile. Mas o oposto também já ocorreu, a tarifa do celular era mais alta do que no computador.
Não cometa mais esse erro, pesquise no celular e no computador, pelo menos nas quatro plataformas que em indiquei RentCars, Rentalcars, Discover Car Hire e Economy Bookings.
Erro #13: Não devolver o carro na hora marcada
Se você alugar um carro por dois dias e atrasar a entrega em por exemplo 2 horas a empresa pode cobrar de você uma diária a mais por apenas 2 horas. Portanto se você deseja não pagar nada mais coloque o horário mais tarde que você vai entregar o veículo, e assim não terá surpresas.
Claro que se você precisar ficar com o carro efetivamente por 2 horas a mais e não quiser pagar uma diária a mais você pode tentar negociar com a locadora no balcão e tentar obter uma tarifa melhor. Normalmente as empresas têm uma carência de 29 minutos.
Outra coisa importante, se você alugar um carro por uma semana e entregar com 6 dias, ou seja, entregar o carro antes, parece justo que a empresa não cobre nada mais por isso. Mas algumas empresa, por possuírem tarifas especiais de locação para uma semana ou mais podem te cobrar taxas adicionais na devolução antecipada ou ainda cobrar uma tarifa muito maior por você não se qualificar para a tarifa especial de uma semana. Fique muito atento às condições das tarifas. Como você sabe, seu contrato é finalizado apenas após a devolução, e tudo pode ser cobrado no seu cartão de crédito.
Erro #14 – Não verificar a quilometragem oferecida na locação
Quanto você está buscando um carro em várias plataformas e tem que olhar tanta coisa muitas vezes um “detalhe” passa despercebido a quilometragem oferecida.
Mas fique atento ao seu roteiro e quantos quilômetros você pretende rodar, se realmente for rodar pouco isso pouco importa, se for rodar bastante você poderá levar grande prejuízo se escolher um aluguel com quilometragem limitada e for fazer uma longa road trip.
Eu já tive experiências em que o barato poderia sair muito caro, um tipo de armadilha.
Eu estava procurando um carro 4X4 para uma Road Trip na parte francesa dos Pirineus para o final de ano, uma opção ultra barata me oferecia apenas 100 quilômetros livres para os 5 dias de aluguel. E eu iria rodar cerca de 700 quilômetros, já imaginou o prejuízo se eu não olhasse esse “detalhe”.
Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5 e ganhe 5% de desconto!!!
Erro #15 – Pagar diretamente no balcão quando fizer o aluguel de carro no exterior
É muito fácil usar o cartão de crédito para tudo em viagens internacionais, mas se pudermos evitar é melhor.
Usualmente os cartões cobram a taxa de câmbio que eles querem (que ao meu ver são muito ruins, chega a ser de 6 a 10% mais que o valor real), além de 6,38% de IOF.
Para evitar esse pagamento você pode continuar garantindo o benefício do seguro do seu cartão e alugar pela RentCars. Nesse caso se você fizer o pagamento antecipado você pode pagar sem os 6,38% de IOF e ainda parcelar o pagamento.
Mas veja, você precisa comparar o preço final ou a projeção do preço.
Vou dar um exemplo concreto para você que já dei no site.
Vamos supor que você irá viajar pela Itália a partir de Milão de 02 a 09 de Maio.
Você iria fazer a busca pelo seu celular e computador nos quatro sites que eu recomendei – RentCars, Rentalcars, Discover Car Hire e Economy Bookings.
Você então escolhe um carro com seguro parcial da Europcar.
Na RentCars o preço é de R$ 985,00 e na Rentalcars o preço é de R$ 962,00.
Aí você aparentemente acha que o valor da Rentalcars é melhor.
Ledo engano, na verdade o valor da Rentalcars é para o pagamento no Local e portanto se você pagar com seu cartão de crédito irá que custar 6,38% mais de IOF (fora a taxa do seu cartão de crédito que cobra um valor mais alto pelo câmbio).
Se não considerarmos a taxa de câmbio do cartão, apenas o IOF teremos R$ 962,00 * 1,0638 que custará a você R$ 1.023,37 reais.
Para fazer as contas você precisa apenas multiplicar o valor por 1,0638 .
Percebe que temos que comparar se existe ou não IOF.
Erro #16 – Não observar as leis internacionais
Você já ouviu falar de uma taxa de imposto de circulação? Em alguns países, como na Londres, você será cobrado £11.50 por dia se entrar na região central com o carro nos dias de semana em certos horários.
Eu não segui essa regra em Marrocos e me lasquei, tomei uma multa. Em Marrocos existe policiais por todo lado nas estradas, tipo um bloqueio. Lá existe uma placa em que obrigatoriamente você precisa parar até que o guarda sinalize com a mão que você pode passar (que está escrita em Francês e Arabe). Eu imitei outros motoristas e levei uma multa que tive que pagar na hora. Se eu não tivesse o dinheiro em mãos meu passaporte seria apreendido. Imagine o perrengue.
Alguns países você precisa comprar selos (vinhetas) para trafegar por locais específicos, como é o caso da Suiça ou Austria, se você locar o carro em outro País. Algumas locadoras já fornecem o veículo com as vinhetas, outras não. Se você não colocar a vinheta você pode receber uma multa bem alta.
Erro # 17: Não perguntar sobre pedágios
Alguns países como a Inglaterra tem poucos pedágios, a grande maioria das rodovias é gratuita. Outros países como a França você tem praças de pedágio onde faz os pagamentos. Mas países como Portugal você passa e paga o pedágio automaticamente por um sistema parecido com o sem parar do Brasil, só que não existem cancelas, você passa e é cobrado, assim como na Noruega.
Então na sua pesquisa, verifique os pedágios. Na retirada do veículo pergunte como funciona o sistema de pedágio da região que você irá passar
Se você ainda não leu, recomendo que leia o artigo 4 TOP Plataformas para comparar preços de aluguel de carros.
Mas, quais são as suas dicas para evitar erros no aluguel de carros? Compartilhe nos comentários!
Não esqueça:
- As 4 plataformas fantásticas que eu uso e recomendo – RentCars, Rentalcars, Discover Car Hire e Economy Bookings
- de assinar a nossa Newsletter. Ganhe de brinde um Dicionário de Viagem com os termos mais usados no mundo dos viajantes.
Procurando passagem barata?
Um forte abraço e lembre-se:
Deseje. Experimente. Desvende um mundo incrível de diferenças.
Resolva Sua Viagem
Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5 e ganhe 5% de desconto!!!
Esqueceu algo?
Voos
Você pode encontrar as passagens mais baratas da internet, e claro escolhe onde quiser comprar, onde você confia, confira.
Hospedagem
Já escolheu onde ficar?
Quer pagar realmente barato no seu hotel, compare! Quer buscar mais opções baratas, use o Hotellook que busca também no booking, confira.
Aluguel de Carro
Alugue um carro na DiscoverCars, o melhor site de reservas de aluguel de carros do mundo de 2022 no prêmio World Travel Tech Awards
Outra opção é a RentalCars, bastante conhecida e com excelentes preços, e além dela eu uso também a RentCars que você também pode comparar os preços. Confira as três para garantir a melhor tarifa.
Seguro Viagem
Lembre-se sempre de seu seguro viagem para garantir tranquilidade. Faça uma cotação gratuita nos Seguros Promo.
CHIP internacional
Viaje com internet garantida. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular Viaje Conectado.
Trem
Viajar pela Europa de trem é muito bom. Destinos incríveis, paisagens fantásticas. Veja nosso post “10 razões porque viajar de trem pela Europa“.
Atrações
Você pode conferir as atividades em 4 sites incríveis, cada um com suas virtudes, tudo depende do seu destino, confira.
Clique na cidade de Origem para encontrar as passagens mais baratas
Altamira | Aracaju | Barreiras | Bauru |
Belem | Belo Horizonte | Boa Vista | Brasília | Cabo Frio |
Camburiú | Campina Grande | Campo Grande | Caxias do Sul | Cuiabá |
Curitiba | Dourados | Feira de Santana | Fernando Noronha | Florianópolis |
Fortaleza | Foz do Iguaçú | Goiania | Gov Valadares | Ilheus |
João Pessoa | Juazeiro do Norte | Joinville | Juiz de Fora | Londrina |
Macapá | Maceió | Manaus | Natal | Palmas |
Petrolina | Porto Alegre | Porto Velho | Recife | Ribeirão Preto |
Rio Branco | Rio de Janeiro | Salvador | Santa Maria | Santarém |
São José do Rio Preto | São Luiz do Maranhão | São Paulo | Tabatinga | Teresina |
Uberaba | Uberlândia | Vitória da Conquista |
Pingback: Como economizar no aluguel de carros? | Esta na Mira
Parabéns pelas Dicas, isso dá muito trabalho para fazer. Obrigado.
De nada Paulo. Espero que aproveite todas as dicas em suas viagens!
Pingback: Como economizar no aluguel de carros em 2022? 17 dicas
Pingback: O caminho mais simples para alugar um carro barato pelo menor preço
Pingback: A Rentalcars é confiável? Opinião viajantes frequentes | Esta na Mira
Pingback: Aluguel de Carro em Salvador – O Guia Essencial
É uma pergunta na verdade: Se fiz a reserva pelo booking, é valida o seguro do cartão para o aluguel do carro?
Obrigada
Para verificar se o seguro do cartão cobre o seguro do aluguel de carro você primeiro precisa verificar com a operadora de seu cartão, várias operadoras alteraram a forma e a cobertura. A maioria delas exige que você nao tenha contratado nenhum seguro na locadora. E claro vale qualquer site de locação. Veja os detalhes proximos a sua viagem, pois eles podem mudar a qualquer momento, e podem pegar você desprevenida.