Como criar rotas no seu roteiro de viagem através do Google My Maps?

Capa Criando Rotas Google My Maps

O Google My Maps pode ser usado apenas com seus pontos de interesse para visitar, mas possui uma importante funcionalidade que permite você inserir as rotas. Isso pode te fornecer várias informações importantes , por exemplo, quantos quilômetros você irá caminhar no seu roteiro, e assim você pode readequar o roteiro de acordo com sua capacidade.

Como começar?

A primeira coisa que você vai fazer no seu Google é digitar MY MAPS.

O primeiro link que vai aparecer é o link que você vai utilizar. Lembrando, que vamos utilizar um computador para traçar as rotas, combinado?

Abrir Google My Maps

Dentro do Google My Maps se você seguiu os passos do artigo – Como criar um roteiro de viagem no My Maps do Google – Parte 2 você já tem seu mapa com seus pontos de interesse separados em camadas. Se você ainda não fez antes de criar a rota você precisará pelo menos inserir em seu mapa dois pontos de interesse.

Nesse artigo vamos continuar no nosso exemplo de um roteiro para Nova York.

Criando uma rota no My Maps.

Diferente do Google Maps a rota dentro do My Maps você pode escolher entre ir de carro, ir a pé ou ir de bicicleta, não existe a opção de transporte público. A dica é você construir rotas diferentes se você tiver um trecho de transporte público apenas para visualização.

Por exemplo, você vai caminhar na região da “Time Square” e do Central Park e depois vai pegar um transporte público para o Harlem e caminhar por alguns pontos de interesse no Harlem. Nesse caso você cria duas rotas diferentes, uma rota para a região sul do Central Park (Time Square) e outra para o Harlem. Ou seja, você inclui duas diferentes rotas, nas quais você irá efetivamente caminhando.

Vamos ao como fazer.

Com seu mapa já aberto e os pontos de interesse incluídos no Google My Maps você clica em adicionar rota.

Inserir Rota Google My Maps

O Google vai adicionar uma camada e você pode indicar se vai a pé, de carro ou de bicicleta (se você mudar o meio de transporte, eu recomendo fazer uma nova camada de rota).

Tipo de Rota Google My Maps

Assim você pode escolher os pontos da rota. Supondo que o ponto A (seu ponto de partida) seja o Teatro Apolo, você indica na camada da rota (no combo vazio com a letra A), depois você vai para o Lago do Central Park, que seria seu ponto B, que você já criou se acompanhou o último artigo. Veja abaixo como fica sua rota.

Como já disse você não consegue colocar o transporte público, mas usualmente você usa a rota para os trajetos a pé ou de carro, se quiser fazer uma rota de transporte público você deve usar outras ferramentas como o Google Maps, MoovitCityMapper mas isso fica para outro artigo.

Veja detalhadamente abaixo, eu criei uma rota do Dia 2 para o Dia 1. Isso foi proposital para mostrar que é possível alterar os pontos de interesse de uma camada para outra facilmente (os atributos dele como cor e ícone permanecem os mesmos).

Rota Google My Maps

Como fazer para alterar o Ponto de Interesse de uma camada (dia) para outra

Para alterar um ponto de interesse de uma camada para outra é bem simples, o chamado “drag and drop”, isso mesmo, você clica sobre o ponto de interesse que pretende mover e arrasta para a outra camada e coloca na posição que você desejar e dá um “drop” (deixa na camada que você deseja como destino).

Isso é bem legal não apenas no planejamento da viagem, mas também quando você não consegue visitar um local, ou visita um lugar antecipadamente, assim você consegue atualizar seu roteiro bem rapidinho.

Existe o aplicativo do My Maps para celular, a única limitação no celular é a criação de rotas, que fica disponível apenas em computadores.

Dica top do uso do My Maps – distância percorrida

Dentro da sua camada de rota você consegue ver os detalhes da rota que incluem a distância, o tempo de acordo com o meio de transporte que você escolheu e as direções de ruas que devem ser tomadas. Aos amantes de papeis, podem imprimir estes detalhes para ficar juntinho de você.

Mas para os amantes da tecnologia você também pode visualizar on-line.

Distancia percorrida Google My Maps

Basta clicar nos três pontinhos da camada da rota, como mostra a figura acima, e escolher “Rotas detalhadas” e voilá (gíria que significa “aí está”), você tem todas as informações da rota.

Detalher Rota Google My Maps

No nosso exemplo temos duas milhas (isso mesmo, o meu Google indica milhas porque eu vivo na terra da rainha, na sua versão deve estar em quilômetros depois você me conta) e 42 minutos de caminhada (uma caminhada bem lenta, olhando tudo).

Assim você faz o seu roteiro de acordo com sua disposição física e coragem de caminhar. Sabendo de antemão o quanto você vai andar sem surpresas.

Claro que esse foi um exemplo que normalmente não ocorre, as pessoas fazem trechos assim de carro, de transporte público ou de ônibus de turismo.

Chegando ao local com o seu roteiro

Depois de criado o seu roteiro no My Maps você pode fazer o download do seu roteiro e do mapa geral no Google Maps, assim você não vai precisar de dados para ver seu mapa, minimizando assim o uso do celular. Mas cuidado, se você fechar o seu roteiro no Google Maps você usará os dados novamente, pois ele não fica armazenado permanentemente.

Mesmo assim, eu recomento que você adquira um Sim Card internacional, assim você viaja tranquilo com seu chip internacional já funcionando no celular eu indico a EasySim4U.

Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por WhatsApp e Skype. 

E têm mais, dependendo do plano que você escolher, a EasySim4U tem um aplicativo grátis que você liga para qualquer número do Brasil sem gastar seus créditos do Skype, simplesmente fantástico.

Assim você tem tudo prontinho na palma da sua.

Dicas extras

Dica 1 – Você tem um limite de pontos de interesse por camadas se você atingir esse limite você pode dividir seu dia como Dia 1 Manhã, Dia 1 Tarde, seja criativo.

Dica 2 – Existe um limite de Camadas para seu mapa se você atingir o limite você pode criar outro mapa, eu costumo criar um mapa geral com todos os Pois e um Mapa por dia, mas cada um pode fazer o que achar mais fácil, tudo depende também de quantos lugares você vai visitar, se forem poucos você pode utilizar tudo em um só mapa, se forem muitos você cria um mapa para cada dia.

Dica 3 – Para fazer um bom roteiro você deve incluir os lugares próximos para o mesmo dia do seu roteiro.

Dica 4 – Depois de finalizar o seu roteiro, você pode transferir os locais a serem visitados de um dia para outro dia ,de uma forma bem simples, como eu te ensinei neste artigo.

Para facilitar a sua vida eu fiz um vídeo exclusivo para o Está na Mira Viagem no nosso canal do YouTube, o link a seguir já começa quando falo da criação de rotas, mas se você desejar pode ver o vídeo inteiro.

Seguro Viagem

Não esqueça do seu seguro viagem. Nosso site ainda tem cupom de desconto para você, aproveite esse cupom que é por tempo limitado.

Seguro de Viagem 20% de OFF com o cupom PROMO + 5% de desconto para pagamento via boleto, só na Seguro Promo.

Promoção válida somente até 29/03

Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas.

Além disso, em alguns países como os da União Europeia ele é obrigatório. Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas?

Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, nesta página vamos te explicar melhor como funciona o seguro viagem.

Veja os detalhes das coberturas do seguro viagem de cada plano

Pesquise pelos custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o custo de uma consulta médica, diária no hospital e intervenção cirúrgica. Assim, você terá uma noção do quanto poderá ter desembolsar caso ocorra uma eventualidade.

Analise com calma todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido. Se você pretende fazer uma viagem para praticar esportes e desfrutar de novas experiências como safaris, surf ou correr maratonas pelo mundo, fique de olho na cobertura que o seguro viagem oferece para eventos desse tipo.

Veja se o seguro está adaptado ao perfil de sua viagem

Na hora de escolher o plano de seguro viagem, tenha em mente o roteiro que você pretende realizar e as atividades que pretende fazer em seu destino. Viagem com as crianças, prática de esportes, intercâmbio, viagem de negócio, férias com a família. Cada viagem requer um tipo de seguro.

Utilize o cupom de desconto e escolha pagar via boleto bancário

Optar pelo pagamento via boleto é outra dica para deixar seu seguro viagem mais barato. No Seguros Promo, você tem mais 5% de desconto ao escolher esse método de pagamento.

Procurando passagem barata?

Um forte abraço e lembre-se:

Deseje. Experimente. Desvende um mundo incrível de diferenças.

ebook
Pin Seguro Promo
Cupom de Desconto Seguro Viagem Marco 2020 Stories

Resolva sua viagem


Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5e ganhe 5% de desconto!!!

Banner Lembrete

Esqueceu algo?

Voos

Você pode encontrar as passagens mais baratas da internet, e claro escolhe onde quiser comprar, onde você confia, confira.

Hospedagem

Já escolheu onde ficar?

Quer pagar realmente barato no seu hotel, compare! Quer buscar mais opções baratas, use o Hotellook que busca também no booking, confira.


CHIP internacional

Viaje com internet garantida. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular Viaje Conectado.


Aluguel de Carro

Alugue um carro na Rentcars, uma empresa que você paga em reais e economiza 6,38% de IOF nas reservas internacionais, feitas no Brasil, e ainda pode pagar em 12 parcelas no seu cartão.

Outra opção é a RentalCars, bastante conhecida e com excelentes preços, e além dela eu uso também a Discovery Car Hire que você também pode comparar os preços. Confira as três para garantir a melhor tarifa.


Trem

Uma forma bem interessante de andar pela Europa é o trem. Destinos incríveis, paisagens fantásticas. Veja nosso post “10 razões porque viajar de trem pela Europa“.


Atrações

Você pode conferir as atividades em 3 sites incríveis, cada um com suas virtudes, tudo depende do seu destino, confira.


icone email
Assine nossa Newsletter

Compartilhe:
ebook

Um forte abraço e lembre-se:

Deseje. Experimente. Desvende um mundo incrível de diferenças.

Veja também

Como criar um roteiro de viagem parte 1

Como criar um roteiro de viagem parte 2

pin Criar Rota My MAPS
pin Criando Rotas Google My Maps

Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!!
Use nosso cupom ESTANAMIRA5e ganhe 5% de desconto!!!
Banner Lembrete

Esqueceu algo?

Voos


Voo
Você pode encontrar as passagens mais baratas da internet, e claro escolhe onde quiser comprar, onde você confia, confira.

Hospedagem

Já escolheu onde ficar?


Hotel

Quer pagar realmente barato no seu hotel, compare! Quer buscar mais opções baratas, use o Hotellook que busca também no booking, confira.


CHIP internacional


SimCard

Viaje com internet garantida. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular Viaje Conectado.


Aluguel de Carro


Carro

Alugue um carro na Rentcars, uma empresa que você paga em reais e economiza 6,38% de IOF nas reservas internacionais, feitas no Brasil, e ainda pode pagar em 12 parcelas no seu cartão.

Outra opção é a RentalCars, bastante conhecida e com excelentes preços, e além dela eu uso também a Discovery Car Hire que você também pode comparar os preços. Confira as três para garantir a melhor tarifa.


Trem



Trem

Uma forma bem interessante de andar pela Europa é o trem. Destinos incríveis, paisagens fantásticas. Veja nosso post “10 razões porque viajar de trem pela Europa“.


Atrações


Atracoes
Você pode conferir as atividades em 3 sites incríveis, cada um com suas virtudes, tudo depende do seu destino, confira.


icone email
Assine nossa Newsletter




Hotel

Seguro

Passagem


Atividades

Aluguel de Veículo

Sim Internacional

Sim Internacional
Resumo
Como criar rotas no seu roteiro de viagem através do Google My Maps?
Artigo
Como criar rotas no seu roteiro de viagem através do Google My Maps?
Descrição
Aprenda a criar rotas no seu roteiro de viagem usando o Google My Maps,.
Autor
Empresa
Estana Mira Viagens
Logo
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *