Dirigir no Reino Unido, morador do Reino Unido revela 29 Top dicas

Capa Dirigir no Reino Unido new

Dirigir no Reino Unido é uma experiência única e divertida. Mas alguns cuidados são necessários para você realmente não ter problemas. Eu já dirijo aqui há alguns anos e quero te ajudar nessa jornada que pode te levar a lugares incríveis, que usualmente os turistas não chegam.

Fiz um video especial para você ver como funciona o trânsito por aqui com imagens reais do trânsito no Reino Unido e também comento este post.

Roundabout

Todos são capazes de dirigir no Reino Unido

Alguns sites não recomendam dirigir na Inglaterra, mas essa definitivamente não é minha opinião, todos são capazes de dirigir na terra da Rainha se souberem as informações necessárias, pois existem algumas regras diferentes no código de trânsito e na conduta dos motoristas que é importante observar.

Cuidado – Sinal de Farol

Uma diferença grande entre o Brasil e o Reino Unido são os sinais de farol. Quando um motorista pisca o farol para você significa: “pode passar que eu aguardo” muito diferente do que estamos acostumados no Brasil.  

Cuidado sinal de farol

Mas cuidado, não interprete sempre que o motorista está lhe dando passagem, pois alguns estrangeiros tem comportamentos distintos, observe se o motorista parar e te dar o sinal do farol, esse é realmente um motorista gentil. A gentileza no trânsito aqui é fantástica. Ouvir buzina aqui é raro, usualmente são imigrantes.

Esteja preparado

Dirigir no Reino Unido se torna fácil se você se preparar, e eu digo que isso é estritamente necessário.

Nesse artigo trata acerca das diferenças entre o Brasil e o Reino Unido, pois acredito que você já conhece bem os sinais de trânsito, as marcas das vias que são similares entre os países. A intenção não é dar um curso de como dirigir na Inglaterra, mas de como evitar erros ao dirigir no Reino Unido, combinado?

Mesmo tentando ser sucinta, o artigo está extenso, pois são extensas as informações que você precisa. Meu conselho: leia todo o artigo!

Cuidado, vi vários sites com informações equivocadas, feitos por pessoas que apenas passaram por aqui e tiraram conclusões precipitadas e desconhecem a legislação do Reino Unido.

1. Dirigir do lado esquerdo

A princípio parece muito complicado dirigir na mão inglesa, ou seja do lado esquerdo, mas é bem simples se você tomar alguns cuidados.

Dica como dirigir do lado esquerdo

Dirija sempre próximo da faixa da direita para evitar pegar a guia, isso é comum para quem não toma essa atenção de ficar bem a direita, pois a noção especial do carro é bem diferente, quando chegamos aqui acreditamos que o carro é maior do lado direito e menor do lado esquerdo e parece que estamos dirigindo muito perto da faixa do meio, mas na verdade estamos dirigindo muito próximo da calçada.

A dica é olhar o espelho lateral, um pouco voltado para a via, assim você verá a faixa central e se aproximará dela. Em pouco tempo você se acostuma.

ajuste do retrovisor

Mudar a marcha também não é um problema, apesar de ser do lado oposto e ter que ser feito com a mão esquerda. É estranho mas fica natural bem rápido. Se você está habituado a dirigir carros manuais não terá problemas com a troca de marchas.

como e um carro ao contrario

Os pedais dos carros são idênticos na posição. Ufa!!!

Um cuidado redobrado é necessário quando você muda de via, mas ficando atendo as sinalizações fica muito, muito difícil errar. Todas as ruas tem a indicação da faixa que você precisa entrar, como no exemplo abaixo.

placa de sinalizacao de mao da via

As rotatórias tem uma sinalização para você não errar o sentido. Conforme mostro abaixo.

marcar de sinalizacao em pequenos postes
marcas na via
marca na via de roundabout

2. Ruas estreitas

Aqui no Reino Unido, como na maioria dos países da Europa, as ruas são estreitas e é permitido estacionar. Isso traz algumas diferenças na hora de dirigir. Muitas vezes você precisa aguardar outros veículos da mão contrária passarem para você passar.

Em algumas rodovias isso também ocorre, e existem alguns recuos para você parar o carro antes do estreitamento, ou durante o estreitamento para permitir que o outro veículo circule livremente.

A ordem é seja gentil e deixe o outro veículo passar.

3. Seguro do carro

Aqui no Reino Unido o seguro é para o motorista, e saiba que é obrigatório assim como no Brasil, o motorista não pode dirigir um carro que não tenha seguro em seu nome, exceto quando o contratante deixa em aberto o motirista, mas isso ninguém faz, pois encarece muito o seguro. Caso contrário poderá ganhar uma multinha de até 1000 libras

Assim se você tiver um amigo ou amiga no Reino Unido e quiser utilizar o carro dele ou dela saiba que você terá que arcar com o seguro do veículo em seu nome, no mínimo o seguro com cobertura de terceiros.

No caso de ser um veículo alugado o seguro já faz parte do pacote do aluguel, mesmo que seja o seguro mais básico e não o seguro compreensivo.

Não alugou o carro ainda? Quer ajudar o site a continuar? Alugue usando os nossos links e isso não custará nada mais para você!

4. Pedágio

São raros os pedágios no Reino Unido, mas existem pedágios que você precisa pagar online até a meia noite do dia seguinte em que você passar no local. Eu quase levei uma multa por desconhecimento, fique atento.

Um exemplo é a Dart Charge no rodoanel (M25) de Londres, no cruzamento de Dartford. Atenção, nesse ponto não tem praça de pedágio, simplesmente você passa pelo local e precisa pagar online até a meia noite do dia seguinte em que passou por este ponto da M25 pela ponte Rainha Elizabeth ou pelo Túnel.

O pagamento pode ser feito diretamente no site do Governo em https://www.gov.uk/pay-dartford-crossing-charge

A lista completa dos pedágios você pode encontrar na página do Governo – https://www.gov.uk/uk-toll-roads

REQUISITOS LEGAIS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO IMPORTANTES

5.  Limites de idade

No Reino Unido, a idade mínima legal para obtenção da carteira de motorista é de 15 anos e 9 meses (carteira provisória). Como turista para dirigir no Reino Unido você precisa de CNH válida.

Os requisitos de idade do carro alugado são determinados pela locadora, algumas aceitam apenas motoristas com mais de dois anos de habilitação, outras impõe limites de idade, outras aplicam tarifas adicionais para pessoas mais novas, cada empresa de aluguel de carros pode escolher com quem alugar ou não e definir suas próprias regras e restrições.

6. Permissão internacional para dirigir (PID)

Se você vai dirigir no Reino Unido é importante obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Afinal ninguém quer perder seus preciosos dias já planejados por um pequeno detalhe.

Mas lembre-se a carteira internacional não substitui a CNH,traga as duas.

A PID é aceita em mais de 100 países e inclui o Reino Unido. A PID tem validade de 3 anos ou até o final da validade de sua CNH, o que acontecer primeiro.

Para saber mais sobre o PID vá até o site do detran

7. Usar cinto de segurança

Assim como no Brasil, o cinto de segurança é obrigatório e deve ser utilizado pelo motoristas e todos os ocupantes. Cabe ao motorista checar se os menores de idade estão com o cinto de segurança.

Crianças abaixo de 1.35 metros devem usar assentos apropriados para sua altura e peso que incluem assento de bebe, de criança, almofada apropriada, junto ao cinto de segurança.

Portanto se você tem crianças e vai alugar um veículo, alugue também o assento apropriado.

8. Fumar no veículo

Desde 2015 é proibido fumar dentro de um veículo fechado se houver um ocupante abaixo de 18 anos.

9. Limites de velocidade

Os limites de velocidade são em milhas por hora. Aqui vou falar apenas de veículos e motocicletas, outros limites são aplicados para trailers, ônibus, minivans etc.

De forma geral na cidade o limite é de 30 milhas por hora (48 km/h), exceto no que chamam de 20 zone, ou seja, zona de 20 milhas por hora, as zonas calmas, usualmente onde existem muitas pessoas circulando a pé.

Nas vias simples o limite é de 60 milhas por hora (96 km/h), nas vias de mãos duplas separadas por um canteiro ou outra barreira, chamadas de dual carriage,  e nas estradas o limite é de 70 milhas por hora (112 km/h)

Sempre que houver restrições de velocidade diferente uma placa será colocada na via.

maxima velocidade

Quando esta restrição acabar e voltar a seguir o código nacional uma placa como esta será mostrada.

placa velocidade nacional aplicael

10. Locais de contenção de veículos

Usualmente as zonas de 20 milhas por hora, além das lombadas elas possuem um estreitamento na via e você precisa ficar atento se a preferencial é sua ou do outro veículo. Estes sinais também são utilizados sob viadutos baixos, onde o trânsito deve passar pelo meio da via abaixo do viaduto.

 Para ficar simples perceber  se a preferência é sua ou do outro veículo veja qual a seta é maior, a que indica o seu fluxo ou do outro veículo em sentido contrário.

– A prioridade é sua

prioridade no transito placa de sinalizacao
diferenca entre de a preferencia e quando voce tem a preferencia da mao

– A prioridade é do outro veículo

prioridade de outro veiculo
placa de prioridade

Veja que a placa tem um círculo vermelho, que indica PROIBIDO seguir em frente se outro veículo estiver vindo da outra direção. Ficou mais fácil assim?

11. Zona de 20 milhas por hora (zonas calmas)

zona de 20 milhas por hora

Essas zonas são bem sinalizadas, você verá além de placas normais, a via também é sinalizada, e usualmente você tem pequenas lombadas em toda extensão dessa 20 zone e muitas vezes radares de velocidade.

radar de velocidade
lombada de aviso de zona de 20mph

Quando essa zona de 20 milhas por hora acaba a via é sinalizada.

placa de sinalizacao Fim de uma zona de 20 mph

12. Locais proibidos de dirigir

Os locais onde não é permitido dirigir possuem placas específicas,  diferente do Brasil, onde se coloca uma faixa sobre o que não é permitido, várias placas no Reino Unido indica a proibição apenas apresentando um círculo vermelho ao redor do ícone da placa, como mostrado abaixo. (o texto é do código de trânsito, nas ruas apenas a placa é mostrada)

Portanto ao encontrar uma placa redonda com o círculo vermelho, isso significa PROIBIDO.

Placas de proibido

13. Proibido ultrapassar

Assim como nas placas anteriores o circulo vermelho significa PROIBIDO.

Placa de proibido ultrapassar

14. Contramão

A sinalização de contramão é muito utilizada aqui no Reino Unido, não apenas em ruas, mas em estacionamentos. Existem dois alertas, um na placa e outro na via que é sinalizada com duas faixas rachuradas como mostra a imagem abaixo.

Vista de Rua contra mao
Imagem do Google Street View
Placa de contra mao

15. Radares

Existem dois tipos diferentes de radares um que apenas sinaliza para você, encontrados normalmente nas vias de 30 e de 20 milhas por hora, que indicam sua velocidade exata e se você está muito rápido ou se está dirigindo dentro dos limites, sempre indicando com smile verde sorrindo se você está dentro do limite e o smile vermelho zangado se você ultrapassou o limite.

Radares de zona de 20mph
radar marcando velocidade acima de 20mph
radar de 20mph informando nao atender a velocidade
radar de 20mph indicando a velocidade
radar de 20mpg indicando velocidade abaixo de 20mph

Outro tipos de radares são sinalizados como mostrado abaixo.

radares
marca no solo do radar

Você pode encontrar três tipos diferentes de sinalização.

Uma indicando apenas a existência do radar, outra informando o limite de velocidade, e outra indicando que vale o limite nacional de velocidade naquele trecho de via.

placa de transito indicando radar
vista de radar em rua
vista de placa de radar na via

16. Cruzamento de nível

Os cruzamento de níveis ocorrem em diversos lugares, todos são muito bem sinalizados, vários deles tem barreiras automáticas, portanto assim que for sinalizado pare o veículo e não tente passar pois pode haver algum incidente.

placa de cruzamento de nivel

Alguns cruzamentos não possuem as barreiras, portanto fique atento ou atenta. A regra é a mesma para o Brasil, pare, olhe dos dois lados, escute e então se mova se for possível.

Se você quiser mais detalhes pode ver no site networkrail.co.uk/level-crossings

17. Velocidade mínima

Algumas vias você pode se deparar com placas azuis de velocidade o que indica a velocidade mínima que você pode andar por esta via. Tome cuidado para não interpretar essa placa como velocidade máxima, pois nesse caso muito provavelmente você irá ficar abaixo dessa velocidade.

placa de velocidade minima

ROTATÓRIAS

placa de rotatoria

O Reino Unido é cheio de rotatórias (roundabouts). No Brasil existem apenas médias e grandes rotatórias, mas o Reino Unido possui uma infinidade de mini rotatórias e algumas em cadeias de 7 ou 8 rotatórias.

ATENÇÃO! Saiba todas as regras de rotatórias, pode ser muito perigoso se você não obedecer alguma pode se envolver em algum acidente.

Um exemplo de rotatórias em cadeias você pode ver abaixo no mapa do Google.

Isso mesmo, são  sete pequenas rotatórias em uma grande rotatória.

O que fazer nesses casos?

18. Dar prioridade em rotatórias

placa de mini rotatoria e a necessidade de dar prioridade

A prioridade é sempre de quem está na rotatória, assim como no Brasil, mas lembre-se o tráfego é em sentido oposto, os carros vem da sua direita.

placa de mini rotatoria

ATENÇÃO – Se você estiver em uma pequena rotatória, mesmo que você esteja  em uma via principal, se algum carro se aproximar por uma outra via, mesmo secundária, a sua direita a preferencial é desse outro veículo e não sua. Lembre-se você está dirigindo na mão inglesa.

placa de mini rotatoria na rua

19. Dirigir em rotatórias duplas

Considere cada rotatória individualmente, dando preferência aos veículos a sua direita. Seja cauteloso, cautelosa antes de entrar nas rotatórias. Tome um cuidado adicional pois você está dirigindo na mão inglesa, fique atento a sinalização nas placas e no chão para não entrar do lado errado na rotatória.

mini rotatorias encadeadas
cuidado com dupla minirotatoria
vista aerea mini rotatorias duplas
Imagem Google Maps

20. Dirigir em múltiplas rotatórias

No caso que eu exemplifiquei acima, são várias rotatórias encadeadas. Assim você deve considerar cada rotatória individualmente, não havendo tráfego a sua direita você pode entrar nessa rotatória, e deve verificar a outra rotatória em que você está entrando se existe a necessidade de você aguardar a passagem de algum veículo.

multiplas rotatorias
Imagem Google Maps
dirigindo em multiplas rotatorias
Imagem google Street View

21. Ficar na faixa correta na rotatória com mais de uma pista

A maioria das rotatórias possui duas ou mais pistas, para saber em qual pista você deve ficar fique atenta ou atento a sinalização. Existem algumas indicações nas placas e na própria pista.

faixa correta
marcas no solo da faixa correta para dirigir
foto de marcas no solo de faixa para dirigir
Imagem Google Street View

Várias pistas marcam alguns destinos conhecidos, que podem ser o nome da via (A41, M25 etc.) ou um destino, como por exemplo o aeroporto Heathrow marcado como HROW.

É importante você ficar na via correta e usar a sinalização adequada para evitar acidentes.

22. Sinalizar em rotatórias (seta)

Se você for entrar a direita em uma rotatória (270 graus) você além de ficar na via mais a direita você sinaliza que vai virar à direita.

Se você for entrar a esquerda você deve ficar na pista à esquerda e sinalizar que vai virar à esquerda.

Se você for seguir em frente, dependendo da quantidade de pistas da rotatória você deve ficar na faixa correspondente (olhe a seta na via), usualmente é a faixa da esquerda, quando esta não é exclusiva para entrar à esquerda, e não precisa sinalizar, sinalize apenas um pouco antes de sair da rotatória.

23. Virar a direita em rotatórias

Como você já leu para virar a direita um uma rotatória de mais de uma pista, você fica na pista mais a direita como é sinalizado nas placas ou na pista e sinaliza que vai virar à direita.

Na última entrada antes da sua, você sinaliza que vai virar à esquerda, e é muito aconselhável que você mude para a pista da esquerda, pois pode haver algum veículo que vai sair na saída após a sua e vai continuar na rotatória, e isso pode provocar um grave acidente.

Se você não conseguir mudar de pista, veja se é possível entrar na via que você deseja, caso contrário relaxe, pois você pode dar uma outra volta  na rotatória e pegar a via correta.

SINALIZAÇÃO  NA VIA

24. Marca – Keep Clear

Quando você ver na via a marca keep clear significa que você não pode parar o veículo nessa região, mesmo que o trânsito esteja parado. Portanto passe por essas marcas apenas se tiver espaço suficiente para o seu veículo sair desse trecho de via sinalizado.

keep clear regiao que nao deve-se parar
indicacao no solo de keep clear

25. Marcas em Junção – Yellow box (caixa amarela)

Assim como recentemente no Brasil, o Reino Unido tem muitas yellow box, e você não deve entrar nessa região exceto se você tiver certeza que irá sair.

Yellow box ou marcas de juncao

26. Marcas de destinos

Próximo a junções, rotatórias as vias tem escrito o destino ou a via de acesso para possibilitar a escolha da faixa correta em tempo hábil para a mudança de faixa.

marcas no solo de indicacao de via

27. Setas

Assim como as marcas de destino, as vias são sinalizadas com setas na pista para você poder escolher a faixa de rolagem correta. Podem ocorrer a seguintes possibilidades:

– seta para esquerda na pista da esquerda

– seta para frente nas pistas do meio

– seta para direita na pista da direita

– seta para esquerda e para frente na pista da esquerda

– seta para direita e para frente na pista da direita

– seta para direita e esquerda

setas no solo para indicar que faixa o motorista deve permanecer

28. Linhas de redução de velocidade

Para sinalizar a necessidade de redução de velocidade, linhas paralelas amarelas são pintadas na via para evitar acidentes.

linhas de reducao de velocidade

SEMÁFOROS

Apesar de a rotatória ser muito utilizada, existem os semáforos muito parecidos com o do Brasil, só existe uma diferença básica que falo a seguir.

29. Semáforo com a luz vermelha e amarela

semaforo

Você deve se preparar para a mudança para o sinal verde, mas você deve ficar pardo e aguardar, não passe ou comece a andar até a luz verde ser mostrada.

Alguns motoristas saem quando o semáforo faz esta sinalização, mas você deve aguardar.

Procurando carro para alugar?

Ahhh, se você ainda não alugou um carro eu recomendo você alugar e pegar no Aeroporto ou estação de trem assim você pode passear tranquilo em Londres e nos arredores.

Tenho duas recomendações para você que ainda não alugou o carro, eu recomendo você usar uma das quatro plataformas fantásticas que eu uso e recomendo são – RentCars, Rentalcars, Discover Car Hire e Skyscanner.

Recomendo que você leia nosso artigo4 TOP Plataformas para comparar preços de aluguel de carros para entender melhor cada uma das plataformas.

Procurando passagem barata?

Um forte abraço e lembre-se:

Deseje. Experimente. Desvende um mundo incrível de diferenças.

Faça ou Refaça o nosso Quiz

Você sabe dirigir no Reino Unido, faça um teste e descubra?

Muitas pessoas tem medo de dirigir no Reino Unido por motivos óbvios, se dirige na mão inglesa.
Mas saiba que as maiores dificuldades não estão em dirigir na mão inglesa e sim em conhecer algumas as regras do Reino Unido.
Faça um teste e descubra se você precisa aprender mais para dirigir na terra da Rainha!
Boa sorte!

LINKS ÚTEIS

Sinais de Trafego oficiais RESUMIDO

Sinais de Tráfego Oficial

Marcas na via

Testes para quem vai tirar a habilitação incluem teste de percepção de risco (como um simulador), você pode fazer nos links abaixo

Percepção de Riscos ao Dirigir Teste 1

Percepção de Riscos ao Dirigir Teste 2

pin Dirigir no Reino Unido

Resolva sua viagem


Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5e ganhe 5% de desconto!!!

Banner Lembrete

Esqueceu algo?

Voos

Você pode encontrar as passagens mais baratas da internet, e claro escolhe onde quiser comprar, onde você confia, confira.

Hospedagem

Já escolheu onde ficar?

Quer pagar realmente barato no seu hotel, compare! Quer buscar mais opções baratas, use o Hotellook que busca também no booking, confira.


CHIP internacional

Viaje com internet garantida. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular Viaje Conectado.


Aluguel de Carro

Alugue um carro na Rentcars, uma empresa que você paga em reais e economiza 6,38% de IOF nas reservas internacionais, feitas no Brasil, e ainda pode pagar em 12 parcelas no seu cartão.

Outra opção é a RentalCars, bastante conhecida e com excelentes preços, e além dela eu uso também a Discovery Car Hire que você também pode comparar os preços. Confira as três para garantir a melhor tarifa.


Trem

Uma forma bem interessante de andar pela Europa é o trem. Destinos incríveis, paisagens fantásticas. Veja nosso post “10 razões porque viajar de trem pela Europa“.


Atrações

Você pode conferir as atividades em 3 sites incríveis, cada um com suas virtudes, tudo depende do seu destino, confira.


icone email
Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *