Halloween na Europa, 11 fantásticas formas de celebrar o Halloween ao estilo europeu

Apesar da Europa não comemorar o Dia das Bruxas ou Halloween com as doçuras ou travessuras por todo canto no dia 31 de Outubro como nos Estados Unidos, foi na Europa que nasceu esta festividade e você pode comemorar visitando locais onde tudo começou ou ainda participando de eventos pelas cidades.

Que tal um passeio pela floresta da Transilvânia? Ou as ruas sombrias de Londres do Jack o Estripador? Ou vivenciar os festivais de origem da festa? Tudo é possível para comemorar.

O que significa Halloween?

A palavra Halloween vem do escocês All Hallows’ Eve que tem por significado a noite antes do dia de todos os santos (ou de todas as relíquias), onde:

All significa todos

Hallows – significa santos

Eve significa véspera, que teve origem na palavra evening, que se transformou em Eve, assim em New Year Eve, Christmas Eve respectivamente véspera de Ano Novo, Véspera de Natal.

Portanto, como já afirmei Halloween é a véspera do dia de todos os santos.

A origem do Halloween

O Halloween, segundo alguns, nasceu através da festividade celta Samhain, que celebrava o fim do verão e o inicio de um novo ano.

Acreditava-se que era um momento de transição, onde os espíritos que morreram depois da noite de Halloween, em 31 de outubro, passaram para a próxima vida e voltavam para visitar suas antigas casas.

As pessoas então acendiam fogueira para assustar os espíritos malignos e usavam máscaras como disfarce dos fantasmas.

Por esta tradição, foi associado a este dia figuras como duendes, fadas, demônios, bruxas.

Mas a história não pára por ai, os romanos, no primeiro século depois de Cristo, quando conquistaram a região, incluíram suas festividades, em especial a Feralia, que comemorava a morte dos mortos e a Pomona, a deusa da colheita.

Provavelmente para cristianizar este festival pagão, o Papa Bonifácio IV estabeleceu o Dia de Todos os Santos no século sexto depois de Cristo, assim o dia das bruxas se tornou a véspera do dia de todos os santos.

Como o Halloween chegou aos Estados Unidos?

Quando imigrantes irlandeses, no século dezenove chegaram aos Estados Unidos eles levaram seus costumes de Halloween que cresceu exponencialmente nos Estados Unidos, tornando-se uma das principais comemorações, principalmente entre as crianças.

Como o Halloween é comemorado no Reino Unido atualmente?

Na verdade atualmente o que se celebra no Reino Unido nas igrejas cristãs é exatamente um resquício da festa da colheita romana, sendo a Harvest (colheita) celebrada dentro de diversas igrejas e escolas mas não exatamente na mesma data.

A data não é mais em outubro, mas ocorre no dia de lua cheia mais próximo do equinócio de outono (22 ou 23 de setembro). A Harvest, ou festa da colheita, ocorre em forma de agradecimentos pelas colheitas.

Nas escolas e igrejas as pessoas levam produtos e comida que serão distribuídas entre idosos, pobres na comunidade local.

Ideias para celebrar as festividades do Halloween na Europa

Você pode passear pela Transilvânia, visitando o castelo do conde Drácula ou suas florestas, assim como locais assustadores nas ruas de Londres, onde passou Jack o Estripador, passear pelas ruas para misteriosas câmaras subterrâneas nas Masmorras de Amsterdã, visitar as catacumbas de Paris, ou ainda conhecer sobre o festival celta de Samhain, na Irlanda, as opções são muitas para celebrar o Halloween ao estilo europeu.

Londres

1. Tour fantasma

Em um ônibus antigo de 1960, com um toque fantasmagórico, você irá visitar locais que dizem ter espíritos inquietos, o cemitério de Cross Bones, um cemitério de sepultamento em massa. E ainda, locais onde eram executadas torturas e assassinatos. Uiii, que medo.

Aprenda sobre o passado horripilante de Londres através de um guia divertido, que também contará algumas lendas e contos do sombrio passado da cidade.

2. Excursão Jack, o estripador

Que tal seguir os passos de assassinos violentos como Jack, o Estripador, andando por ruas isoladas e becos iluminados a gás e anda ouvir contos.

3. London Dungeon

Se você gosta de sentir medo esse é o lugar, você pode ter experiências amedrontadoras com atrações interativas e encenações que vão arrepiar sua coluna. Vivencie experiências como assassinatos em Londres, a peste e o incêndio de 1666.

Quer ver outras atrações e economizar nos ingressos, dê uma olhada em nosso artigo London Explorer Pass: o que é e como funciona.  

4. Teatro West End – O Fantasma da Ópera

Que tal fazer duas coisas incríveis juntas, aproveitar o clima do Halloween e assistir uma peça de teatro no West End em Londres?

Esse musical é um espetáculo premiado e com a maior bilheteria do mundo. Eu diria que imperdível para os amantes do teatro, em uma história de amor acompanhada por músicas incríveis que irão te elevar.

Você pode também aproveitar e jantar no restaurante antes do show.

5. Warner Bross Estúdios Londres – Harry Potter

Que tal visitar os estúdios onde foram feitas as filmagens do Harry Potter, o incrível beco diagonal, a o escritório de Dumbledore, o Salão Principal.

Uma visita que começa pelo ônibus caracterizado que leva ao incrível estúdio onde você pode subir a bordo do Expresso de Hogwarts a partir da famosa Plataforma 9¾, e ainda você pode ver exposições interativas, que permitem pegar até montar na vassoura do quadribol.

Paris

6. Catacumbas de Paris + tour interativo

Você sabia que existe um mundo subterrâneo com túneis decorados com ossos e crânios humanos em Paris? Um lado sombrio da “Cidade das Luzes!”. Caminhe por estes túneis, utilizando um áudio guia em um aplicativo e evitando filas.

7. Paris com fantasmas, mistérios e lendas

Que tal percorrer Paris com um frio na espinha através da visita de vários locais macabros da cidade, e desmistificando mistérios escondidos em locais como o Palácio da Justiça e a Praça do Galante Verde (Place de La Vert Gallant).

8. Visita ao Cemitério Pere Lachaise em Paris

Um bom local para ouvir a história de um povo é o cemitério, nesse famoso cemitério você será levado a conhecer túmulos de pessoas de renome como Balzac, Oscar Wilde e Jim Morrison, e também a lápides assustadoras.

Estocolmo

9. Caminhada sobre Fantasmas de Estocolmo

Que tal ouvir os contos de vampiros, as lendas, sobre assassinatos e mistérios não desvendados em Estocolmo? Uma caminhada pelas vielas estreitas dos bairros antigos guiados a luz de uma lanterna carregada pelo guia. Serão 90 minutos de tirar o fôlego.

Bucareste

10. Castelo do Conde Drácula e Castelo Particular de Peles

Nesse passeio você começa bem relax através de uma viagem no tempo visitando o Castelo de Peles e entendendo sobre a realeza local, em seguida você será levado ao Castelo do Conde Drácula e vai visitar uma fortificação medieval, além de conhecer a cidade de Brasov.

Amsterdã

11. Calabouços de Amsterdã

Nos Calabouços de Amsterdã você fará uma viagem no tempo a um passado sangrento da cidade. Você ira vivenciar histórias através de atores e efeitos especiais onde poderá observar a inquisição Espanhola, a peste, a tortura, e ainda andar pelo labirinto dos perdidos feito com espelhos.

Um forte abraço e lembre-se:

Deseje. Experimente. Desvende um mundo incrível de diferenças.

Resolva sua viagem



Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5e ganhe 5% de desconto!!!

Banner Lembrete

Esqueceu algo?

Voos

Você pode encontrar as passagens mais baratas da internet, e claro escolhe onde quiser comprar, onde você confia, confira.

Hospedagem

Já escolheu onde ficar?

Quer pagar realmente barato no seu hotel, compare! Quer buscar mais opções baratas, use o Hotellook que busca também no booking, confira.


CHIP internacional

Viaje com internet garantida. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular Viaje Conectado.


Aluguel de Carro

Alugue um carro na Rentcars, uma empresa que você paga em reais e economiza 6,38% de IOF nas reservas internacionais, feitas no Brasil, e ainda pode pagar em 12 parcelas no seu cartão.

Outra opção é a RentalCars, bastante conhecida e com excelentes preços, e além dela eu uso também a Discovery Car Hire que você também pode comparar os preços. Confira as três para garantir a melhor tarifa.


Trem

Uma forma bem interessante de andar pela Europa é o trem. Destinos incríveis, paisagens fantásticas. Veja nosso post “10 razões porque viajar de trem pela Europa“.


Atrações

Você pode conferir as atividades em 3 sites incríveis, cada um com suas virtudes, tudo depende do seu destino, confira.


icone email
Assine nossa Newsletter


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *