O que levar para uma viagem?

Capa post Bagagem itens para levar

Separamos uma lista de 19 ítens que não podem faltar em sua bagagem, ítens essenciais, recomendados e opcionais para você não passar perrengue em sua viagem.

Não deixe de ler todo o artigo, ou o sumário para verificar se você realmente não está esquecendo nada.

Quando viajamos muitas vezes esquecemos de algumas coisas importantes ou algum detalhe de algo que levamos que faz com que tenhamos problemas nas viagens. Preparamos um guia para você conseguir organizar os itens antes de viajar.

Dica esperta para comprar o que falta na sua bagagem

Frete Gratis

Uma super dica para você. Se for comprar algum item estou indicando itens da Amazon, evite pagar o frete na Amazon usando os 30 dias gratuitos de avaliação da Amazon Prime, se quiser ler mais a respeito veja o artigo Amazon Prime chega ao Brasil – Teste grátis de 30 dias, ou clique no link abaixo e vá diretamente a Amazon.

Está esquecendo de algo?

1 – Mala – Essencial

Um item que não pode faltar é a sua mala, óbvio. Se você já tem mala cheque se está tudo funcionando corretamente com antecedência. Já imaginou você ir preparar sua mala na véspera e ver que o zíper está quebrado? Talvez precise de um reparo ou de uma nova.

Fique atento às regras, você não pode pegar uma caixa e sair colocando tudo que acha necessário levar, existem regras e algumas rígidas, principalmente se você vai viajar de avião. Nesse caso você pode checar os tamanhos exatos e os pesos aceitos pelas companhias aéreas no post – Finalmente saiba tudo de bagagem de mão

As mais recomendadas são as rígidas ou com proteção, eu particularmente gosto das que são bem fáceis de levar para todos os lados, com rodinhas 360°, isso facilita muito a vida para andar pelas ruas ou no metrô ou mesmo dentro da Estação de Trem, Porto, Terminal Rodoviário ou no Aeroporto.

Se você for comprar uma mala nova, recomendo uma mala pequena que atenda todos os padrões das companhias aéreas (por este motivo ela tem que ser bem fininha no máximo 20 cm de largura) para atender aos padrões internacionais de algumas empresas aéreas. Se você viaja apenas no Brasil pode comprar uma mala um pouco mais larga de até 25cm de largura que é o padrão da ANAC.

Mala para viagens internacionais

Mala para viagens nacionais

Download Ebook

2 – Bolsa pequena – Essencial

Usualmente eu viajo com uma bolsa bem pequena preta, não chamativa, que cabe apenas os documentos, meu celular, chaves, alguns remédios, um fone de ouvido e um porta moedas, isso permite agilidade na hora de apresentar os documentos em viagens internacionais.

3 – Mochila – Recomendado

Levar uma mochila é essencial para carregar as coisas, muito mais fácil do que carregar uma bolsa grande. Eu gosto de praticidade e no avião serve como a segunda bagagem de mão, que fica no seu pé.

Nesse quesito existem dois tipos diferentes de mochilas uma sem peso algum que é de nylon mas bem reforçada, e que vira uma sacolinha pequena. As vezes eu levo essa mochila dentro da mala para usar na viagem, porque além de leve ela não ocupa espaço.

Mas atenção geralmente essas mochilas não são impermeáveis, eu tive um problema em uma viagem para Nova York em que guardei minha máquina fotográfica em uma mochila assim e adivinha? Tive que mandar para a assistência técnica.

Um segundo tipo de mochila (eu na verdade as vezes uso as duas.. rsrs) é mais usual, mas recomendo uma anti-roubo e que você possa colocar seu powerbank dentro para recarregar seu celular

4 – Powerbank – Recomendado

Como usamos muito celular, se o seu não for tão novo e da nova geração que economiza bateria talvez você precise de um Powerbank.

Eu gosto bastante de dois (apesar dos meus estarem aposentados depois que troquei de celular), o primeiro que indico é da Xiaomi e o segundo apesar de ser uma marca que era desconhecida para mim, utilizei por bastante tempo.

5 – Adaptador Universal – Essencial

Se você estiver viajando para Europa, Estados Unidos ou a Ásia você vai precisar de um adaptador para poder ligar seus dispositivos na tomada.

A Suíça tem o mesmo padrão que o nosso, na verdade o terceiro pino é um pouco diferente, mas se seu plug tiver apenas 2 pinos é perfeito. Outros países da Europa usam um padrão que usualmente conseguimos usar nossos dispositivos exceto iPhone e iPad e alguns dispositivos mais antigos, aqueles que não cabem nas tomadas brasileiras novas, pois são mais largos. Mas o Reino Unido por exemplo tem um padrão de três pinos totalmente diferente.

Melhor checar o País de destino antes da viagem, mas se precisar de um adaptador use o universal, não deixe para comprar no País destino, pois usualmente eles são bem mais caros, e isso inclui os aeroportos.

6 – Cinta de Segurança – Recomendado

A bagagem despachada ou aquela que vai longe de você no ônibus ou trem eu recomendo você a utilizar a cinta de segurança. Além de facilitar a identificação da mala ela pode ser útil em várias situações não apenas para evitar que pessoas roubem os itens internos.

Uma vez o zíper da minha mala quebrou no meio da viagem, imagina a confusão se eu não tivesse a cinta de segurança. Para mim é um item indispensável para as bagagens que não ficam comigo.

7 – Balança – Essencial

A balança é indispensável se você vai viajar de avião com bagagem despachada, se você for apenas com bagagem de mão verifique as regras da companhia aérea, algumas não tem limite de peso, outras tem, aí você vai precisar da balança.

Com a mudança das regras de bagagem e a rigidez maior, nada de ficar perguntando para um e outro. Quanto você acha que pesa minha mala? Já viu isso em algum lugar? rsrs.

Eu te digo uma coisa, quase ninguém vai acertar ao certo, melhor garantir tendo sua balança. É um investimento baixo que eu sempre levo comigo para evitar pagar excesso de bagagem, esse sim é bem caro.

Já vi pessoas desfazendo as malas no check-in para jogar fora alguns itens e assim não pagar o excesso de bagagem.

8 – Cadeado – Essencial

Aqui não tem dúvida, bagagem longe de você é sinônimo de cadeado. E claro a bagagem de mão nos aviões também pode ser sujeita a ser despachada no portão de embarque, se não houver espaço na aeronave, melhor garantir.

Muita gente compra o cadeado básico, aquele que usamos em portões, armários, mas eu não recomendo esses cadeados, eu recomendo um cadeado com aquela marca vermelhinha aprovado pela TSA, mesmo que você não esteja viajando para os Estados Unidos. Eles costumam ser melhores .

Download Ebook

9 – Doleira – Essencial

Dependendo do seu destino é recomendável que você fique com seu dinheiro escondido, e nada como a velha doleira que permite que ele fique juntinho de você.

De doleira só tem o nome, você pode usar inclusive no Brasil para levar reais onde não existe caixa eletrônico por perto.

Já tive problemas em algumas praias do Nordeste em que não havia local para sacar o dinheiro e até o hotel era pago em dinheiro, tivemos que economizar até achar um caixa eletrônico.

10 – Nécessaire de Viagem – Essencial

Esse para mim é um item fundamental, eu usualmente uso mais de uma nécessaire quando viajo de avião apenas com a bagagem de mão. Uma para os líquidos, todas com embalagem próprias de não mais de 100ml cada, assim facilita passar pela checagem de bagagem de mão, onde você tem que tirar todos os líquidos .

A segunda nécessaire eu uso com os ítens que não são líquidos como escova de dentes, escova de cabelo, fio dental, cortador de unha, algodão etc.

11 – Travesseiro de Viagem – Recomendado

Como é terrível quando tentamos dormir na viagem e o pescoço fica indo de um lado para outro e acordamos com aquela dor no pescoço. Em viagens longas então isso é um horror. Algumas pessoas levam travesseiro, mas isso funciona para quem viaja na janela, se você for em outro assento nada de janelinha para colocar seu lindo travesseiro.

Aí vem os travesseiros de viagem, tem de vários tipos, ai vai depender muito do que você prefere. Eu normalmente quando viajo de avião, como o ar condicionado costuma ser gelado, eu viajo de moletom com capuz, coloco meu capuz, uma máscara e o travesseiro de viagem. As vezes acordo com meu marido me chamando. rsrs.

Se você já deu uma olhada na doleira que eu recomendei já vem com a máscara de viagem, caso contrário compre uma separada, ela ajuda muito.

12 – Máquina fotográfica – Opcional

Muita gente viaja tirando fotos apenas com o celular. Alguns celulares tem câmeras boas, raramente tem zoom. Para mim isso é o que faz mais falta.

Eu particularmente gosto mais de máquinas fotográficas do que de câmeras de ação, elas tem um propósito específico quando você faz algum esporte de ação como andar da caiaque, de bike, correr etc. Fora isso (ou nos dias de chuva) você pode usar a máquina fotográfica.

Eu uso dois tipos diferentes, uma bem pequena (Canon PowerShot SX700 HS) e com zoom, e outra maior (Canon PowerShot SX60 HS) com uma qualidade melhor das fotografias, como não sou fotógrafa eu prefiro a câmera bridge que eu não preciso ficar trocando de lentes, mas as vezes uns filtros adicionais fazem falta.

13 – Carregador de Celular – Recomendado

Claro que você já tem o seu, mas se você estiver viajando com a família usualmente os hotéis tem poucas tomadas disponíveis, então é altamente recomendável você ter um carregador de celular com mais de uma entrada.

Eu uso um carregador com 4 entradas como este abaixo. Além dos telefones coloco meu MiFi, o Kindle e o Fone de Ouvido para carregar, como esses três carregam rápido podemos usar apenas um carregador para usar para os telefones também.

14 – Telefone Celular – Recomendado

Um telefone excelente para quem usa Android é o OnePlus, se você não quiser gastar muito pode comprar na Banggood. O telefone excepcional. Temos o OnePlus de primeira geração e ele funciona até hoje. O melhor desse telefone é a rede tanto WiFi quanto a rede do celular, ele funciona extraordinariamente, melhor do que qualquer outro celular.

Meu marido estava a uns 2 quilômetros de casa e conseguia pegar nosso sinal de WiFi (nosso roteador é bom), nenhum outro celular que eu tenha visto fez essa façanha.

Abaixo estou passando o link da versão 7, mas você pode adquirir também a versão 7 pro

OnePlus
Clique na imagem e verifique o preço na Banggood

Outros telefones que estão muito bem cotados são os telefones da Xiaomi são excelentes. A Xiaomi é boa de software, e o que mais gosto nesse telefone para viajar é o software de fotografia panorâmica. Eu e meus filhos usamos essa marca de celular. Mas não é tão excepcional como o OnePlus, mas é excelente. Vale conferir.

15 – Bastão de Selfie – Recomendado

Sabe aquela foto rápida que não tem ninguém para tirar para você e você quer sair na foto, mas quer que a paisagem apareça? Ou você leva um tripé grande com a câmera que eu indiquei, que tem disparo pelo celular ou você usa um bastão de selfie, sem precisar preparar muito para tirar a foto.

Esse bastão que estou indicando também pode ser usado no chão, pois ele tem um pequeno tripé (mas veja que tem apenas 96cm) é como se uma criança tirasse a foto. Se você preferir use-o apenas como o bastã de selfie mesmo.

16 – MiFi – Recomendado

Hã? Tá escrito errado? WiFi? Não… É MiFi mesmo. Ele já nos salvou várias vezes em viagens.

MiFi é um roteador portátil. O MiFi é um pequeno aparelho que você coloca um chip de celular e você pode conectar seu notebook e seu celular via WiFi, pois ele tem uma rede WiFi.

Mas o que você ganha com isso?

Você pode comprar um chip local e portanto deixar de pagar roaming de celular e compartilhar o mesmo chip com a família toda. Aí você me diz – “mas isso eu posso fazer com o meu celular”. Aí eu te digo – “depende da operadora de celular”, algumas permitem que você faça o roteamento, outras não permitem, algumas que permitem limitam a quantidade de dados a trafegar pelo roteamento do celular.

Quer economizar em viagem com o roaming e viaja com a família ou quer conectar seu notebook na internet, pense em adquirir o MiFi.

17 – Drone – Opcional

Estamos entrando nesse mundo agora, e claro nada de investir em um Drone caro, mas também tem que ter uma boa imagem. O drone que usamos atualmente já foi chamado de DJI Killer, rsrs.

Ele é bem estável, tem qualidade de fotos e vídeos boas (nada de espetacular), sendo recomendável usar um cartão de memória, pois se você gravar apenas no celular a imagem não é 4K.

Mas atenção a legislação de drones, no Brasil você precisa oficializar o drone na ANAC, no caso de viagem para o exterior verifique a legislação do País, alguns países exigem registros, outros não.

Recomendo dar uma olhada na Banggood

Drone Banggood
Foto Drone
Exemplo de foto tirada com o Drone – Hotel the Grove onde aconteceu o Summit da OTAN em 04/12/2019

18 – GPS – Recomendado para Road Trip

Se você estiver fazendo uma Road Trip é altamente recomendável você ter um GPS, apesar dos novos celulares possuírem GPS independente das redes de celulares já fomos salvos várias vezes pelo bom e antigo GPS.

Eu uso o GPS Garmin para a região da Europa. Esse também é um cuidado que você precisa tomar, o GPS tem região e os mapas costumam ser bem caros. No passado eu usava os GPS sem marca, mas não recomendo para viagens onde você não conhece o local.

GPS
Esse é meu GPS quando estávamos indo para Mônaco (Ps. Lá o GPS fica doidinho!)

Usar meu próprio GPS faz com que a viagem seja mais eficiente e eu não preciso alugar na locadora de veículos (os preços costumam ser bem altos).

19 – Kindle – Opcional

Bom, como vocês já sabem eu sou cliente da Amazon e uso muito o Kindle, pois amo ler. Nas viagens gosto mais de ler do que usar o celular (exceto para assistir algumas séries que eu baixo da Amazon ou da Netflix)

Eu gosto muito de ler no próprio Kindle, pois o tipo de tela não cansa como outros dispositivos eletrônicos.

Mas você também pode usar o aplicativo do Kindle em seu celular ou tablete, basta baixar o aplicativo.

Aí você pode ler vários livros gratuitos ou assinar o plano Kindle Unlimited

Não se esqueça de assinar a nossa Newsletter. Ganhe de brinde um Dicionário de Viagem com os termos mais usados no mundo dos viajantes.

Download Ebook
pin Esquecendo algo Bagagem
pin Frete Gratis

Espero que você se transforme em um expert em bagagem!

Um forte abraço e lembre-se:

Deseje. Experimente. Desvende um mundo incrível de diferenças.

Resolva Sua Viagem


Vai viajar? Muito legal! Lembre-se de contratar um seguro viagem. Ele é muito importante faça uma cotação AQUI e você verá que é muito mais barato do que você imagina. E assim você viaja tranquilo!!! Use nosso cupom ESTANAMIRA5e ganhe 5% de desconto!!!

Banner Lembrete

Esqueceu algo?

Voos

Você pode encontrar as passagens mais baratas da internet, e claro escolhe onde quiser comprar, onde você confia, confira.

Hospedagem

Já escolheu onde ficar?

Quer pagar realmente barato no seu hotel, compare! Quer buscar mais opções baratas, use o Hotellook que busca também no booking, confira.


CHIP internacional

Viaje com internet garantida. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular Viaje Conectado.


Aluguel de Carro

Alugue um carro na Rentcars, uma empresa que você paga em reais e economiza 6,38% de IOF nas reservas internacionais, feitas no Brasil, e ainda pode pagar em 12 parcelas no seu cartão.

Outra opção é a RentalCars, bastante conhecida e com excelentes preços, e além dela eu uso também a Discovery Car Hire que você também pode comparar os preços. Confira as três para garantir a melhor tarifa.


Trem

Uma forma bem interessante de andar pela Europa é o trem. Destinos incríveis, paisagens fantásticas. Veja nosso post “10 razões porque viajar de trem pela Europa“.


Atrações

Você pode conferir as atividades em 3 sites incríveis, cada um com suas virtudes, tudo depende do seu destino, confira.


icone email
Assine nossa Newsletter

Resumo
O que levar para uma viagem?
Artigo
O que levar para uma viagem?
Descrição
19 ítens que não podem faltar em sua bagagem. Será que você não está esquecendo de nada?
Autor
Empresa
Estana Mira Viagens
Logo
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *